Esta atividade ajuda as crianças a tomar consciência de que as palavras são formadas por várias partes e mostra que é possível compreender o seu significado se descobrirem como as palavras se formaram. Brincar com a formação das palavras pode facilitar o sucesso na aprendizagem e o desenvolvimento da leitura e da escrita.
Objetivos
Geral:
- Estimular o conhecimento de como se formam as palavras.
Específicos:
- Encontrar os pares de cartas que relacionam profissões com as suas atividades ou materiais de trabalho;
- Nomear corretamente o conteúdo de cada carta.
Material
Preparação
- Recortar as cartas individualmente e organizar em 3 baralhos de acordo com a cor (pode ser plastificado para maior facilidade de manipulação e durabilidade);
- Escolher um baralho para jogar;
- Nomear as cartas e pedir à criança para repetir;
- Baralhar as cartas e colocá-las voltadas para a mesa, organizadas em filas.
Como jogar
- O jogador escolhe duas cartas da mesa e volta-as para cima;
- Antes de verificar se as cartas formam um par, o jogador deve nomear em voz alta o que está representado em cada carta. Por exemplo: "Um pintor" e "Um pincel a pintar".
- Se as cartas escolhidas formarem um par, o jogador ganha o par de cartas e joga novamente;
- Se as cartas escolhidas não formarem um par, o jogador vira-as novamente para baixo, passando a vez a outro jogador;
- O jogo continua até que todos os pares sejam revelados.
Dicas
- Este jogo pode ser adaptado para diferentes idades e níveis de conhecimento;
- Comece com poucas cartas e aumente a quantidade gradualmente;
- Aproveite o jogo para conversar sobre as profissões e para mostrar que se "desmontarmos" as palavras conseguimos perceber qual a atividade de cada profissional. Por exemplo: "Vamos descobrir qual a palavra que está escondida em florista." "Flor---ista" "Flor---ista". "Flor". "A palavra escondida é flor, porque a florista trabalha com flores."
Autoria do recurso
- Martins, B. (2025). Jogo da Memória das Profissões. Fundação Belmiro de Azevedo.
Publicação: 17.fevereiro.2025