Preparar Para Usar

Loto dos sons das letras

Desenvolver a consciência fonológica é essencial nas primeiras etapas da leitura. Ensinar os sons das letras permite que a criança compreenda a relação entre fala e escrita, facilitando a descodificação. Este jogo ajuda as crianças a descriminar os sons iniciais das palavras e a perceber que cada som se representa por uma letra.

Objetivos

Geral:

  • Desenvolver a consciência fonémica através da identificação do fonema inicial comum a 2 palavras.
  • Desenvolver o conhecimento de correspondências grafo-fonémicas através da associação do fonema ao grafema (letra) correspondente.

Específicos:

  • Associar 2 palavras que têm em comum o fonema inicial (ex. vela/viola).
  • Identificar, de entre 2 letras apresentadas, a que corresponde ao fonema (som) inicial das palavras associadas anteriormente.

Público-alvo:

  • Crianças da educação pré-escolar (5/6anos) e do 1.º ciclo
  • Grupos com 3 ou 4 alunos no máximo.

Material

  • 6 tabuleiros de jogo, com 3 imagens cada: (vela, vassoura, fivela, fada, figo, rato, relógio, sino, sapo, lobo, leque, lápis, boneca, zebra, macaco, tigre, tomate, pirata). Cada imagem tem associadas 2 letras.
  • 18 cartões com imagens (viola, vestido, faca, futebol, farol, rei, raposa, sopa, seta, lata, livro, leão, binóculos, Zorro, mola, tubarão, tapete, peru).
  • Tampas de garrafa, letras móveis, pinos, botões, ... para assinalar a letra correta. 

Nota: Cada página contém 2 tabuleiros que devem ser separados. Os materiais devem ser plastificados para facilitar o manuseamento e conferir maior resistência. 

Preparação

  •  Imprimir os tabuleiros e as imagens fornecidas em anexo. Cada página contém 2 tabuleiros que devem ser separados.
  • Plastificar os materiais para facilitar o manuseamento e conferir maior resistência

Instruções:

  • Após distribuir os tabuleiros de jogo pelos alunos, pedir às crianças que nomeiem as imagens que têm nos seus tabuleiros. O educador/professor deve dizer a palavra devagar e assegurar-se que as crianças identificam a palavra e a repetem corretamente.
  • Levar as crianças a identificar o som das letras que cada cartão contém.
  • O educador/professor mostra também as imagens dos cartões individuais nomeando as palavras e pedindo que as crianças a repitam devagar e corretamente.
  • Pode deixar alguns cartões em cima da mesa ou colocá-los num saco. Caso opte por deixá-los na mesa, deve ir adicionando outros. Deve também assegurar-se que mostra palavras com diversidade de fonemas e que todos os alunos podem participar alternadamente para se manterem focados.
  • O educador/professor mostra um cartão e diz o nome da imagem, destacando o som inicial (vela, vvvela) e pede aos alunos que repitam.
  • Em seguida, pede que olhem para os seus tabuleiros e encontrem uma palavra que comece pelo mesmo som /v/, incentivando a dizer o nome das imagens que têm no tabuleiro.
  • Quando um dos alunos disser “vela” ou “vassoura”, comparam o som e o aluno que tinha uma dessas palavras coloca a imagem no seu tabuleiro, no quadrado respetivo.
  • O educador/professor pede então a esse aluno que diga qual das letras indicadas por baixo da imagem escolheria para escrever o primeiro som da palavra "vela".
  • Se acertar, o aluno coloca um sinal marcando a letra correta.
  • O jogo prossegue até que todos os alunos tenham preenchido os seus tabuleiros.

Autoria do recurso:

- Dinis, L. (2025). Jogo do loto dos sons. Fundação Belmiro de Azevedo.

Publicação: 02.maio.2025

Textos Relacionados